contato@apbdse.org.br

Posted in: APBDSE, Notícias Started by

Comunicado sobre nova gestão APBDSE

Olá a todos!
Oficialmente iniciamos, em janeiro de 2015, a nova gestão da APBDSE, composta pelos seguintes membros:

Presidente: Telma de Carvalho

Vice-Presidente: Cláudia Stocker

1ª Secretária: Maria Caitana de Lima Mota
2ª Secretária: Bárbara França Barcellos
1º Tesoureiro: Maurício dos Santos Júnior
2º Tesoureiro: Eliana Maria de Oliveira Alves

Conselheiros:

Gildevana Ferreira da Silva
Jandira Reis Vasconcelos
Luiz Marchiotti Fernandes

É uma grande honra para todos nós darmos prosseguimento às atividades que a APBDSE vem desenvolvendo ao longo de sua jornada, que se iniciou em 1982.
A atual diretoria traz em seus integrantes membros de diretorias anteriores, o que muito nos orgulha, pois acreditamos que todo o trabalho tem uma continuidade, uma história e uma memória que não pode ser perdida.
Assim, uma das nossas primeiras iniciativas será a comemoração do dia do bibliotecário, previsto para uma atividade cultural no dia 15/03, domingo. Estamos negociando junto à EMURB a utilização do Parque da Sementeira para esse evento. Tão logo tenhamos confirmação do local, informaremos a todos e faremos uma grande festa!
Dentre as ações propostas para o triênio 2015-2017, estão:

• Capacitação profissional de estudantes, bibliotecários e profissionais de áreas afins
  • Diagnóstico de infra-estrutura das bibliotecas escolares, públicas (estaduais e municipais)
  • Diagnóstico dos serviços oferecidos pelas bibliotecas escolares, públicas (estaduais e municipais) para troca de experiências e compartilhamento de atividades
  • Eventos únicos elaborados pelas bibliotecas, agregando parceiros e minimizando esforços a exemplo de datas comemorativas como: aniversário da cidade de Aracaju, Semana do Livro e da Biblioteca, entre outros.
  • Parcerias com instituições a fim de que os associados da APBDSE tenham descontos em lojas, eventos etc.
  • Aumentar o número de associados a fim de que tenhamos condições de trazer profissionais externos para capacitação de pessoal, por meio de mini-cursos, palestras, aulas etc.
  • Incentivar os alunos do curso de biblioteconomia e documentação, bem como de cursos de especialização, para que se associem, pois só assim o movimento ganha força e a APBDSE ser reconhecida como instituição de atuação em prol da classe bibliotecária
  • Fomentar projetos e contatar autoridades políticas para melhorar as bibliotecas do Estado de Sergipe e fortalecer a atuação do profissional bibliotecário, bem como promover o reconhecimento da profissão pelas autoridades.

Assim, não conseguiremos realizar todas essas ações sem a participação maciça dos associados. Apenas a diretoria não dará conta de desenvolver as atividades, por mais boa vontade que tenha.
Portanto, venham para a APBDSE em seu novo caminho. Ajudem-nos a manter o ânimo, disposição, garra e vontade que estamos.
Algumas sementes já foram plantadas, como a ida ao Gabinete Executivo da Secretaria de Educação juntamente com a Bibliotecária Regina Celi, durante a realização do Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia – EREBD, em janeiro de 2015, realizado em Aracaju/SE, a fim de verificar, no Estado, o andamento da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010 que “dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País”. As portas foram abertas e a APBDSE já está trabalhando no assunto.
Esclarecemos, ainda, que o site da APBDSE está sendo atualizado e em breve teremos um canal de comunicação importante para a área.
Contamos com vocês.

Muito obrigada, em nome da equipe!

Telma de Carvalho
Presidente da APBDSE